Espiritualidade Mulher Sábia Vida espiritual A Mulher Sábia

A mulher sábia edifica a sua casa

Sobre esse assunto que fala a respeito de que a mulher sábia edifica a sua casa, muito já foi falado a respeito. Além disso, é um assunto que na verdade sempre precisa ser discutido, pois é de grande relevância e importância na família.

Aqui podemos observar mais uma vez a grande importância da mulher na família, pois a figura feminina sempre foi muito importante aos olhos de Deus.

O próprio Jesus era muito bem servido por diversas mulheres em seu ministério, pois elas faziam grande diferença apoiando o ministério de Cristo durante a sua jornada.

A mulher sábia edifica a sua casa

A frase “A mulher sábia edifica a sua casa” é retirada do livro de Provérbios, mais especificamente de Provérbios 14:1, que diz: “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com as próprias mãos.”

Este versículo revela uma verdade profunda sobre o papel da mulher no lar e na família, destacando a importância da sabedoria na construção de um ambiente saudável e próspero.

Vamos juntas conversar sobre o que isso significa, falar também sobre as qualidades que existem em uma mulher sábia. Certamente vamos aprender com as diversas características de uma mulher sábia podem ser aplicadas no dia a dia, tendo como consequência uma casa bem estruturada.

O que significa edificar a casa?

Edificar significa construir, erguer ou estabelecer algo de maneira sólida e duradoura. No contexto de Provérbios 14:1, “edificar a casa” refere-se não apenas à construção física de um lar, mas à criação de um ambiente emocional, espiritual e moralmente saudável.

A mulher sábia é aquela que, com suas ações e decisões, contribui para o bem-estar e a prosperidade da família. Além disso, ela promove a paz no lar, para que o mesmo esteja sempre longe de brigas e confusão.

Certamente você já ouviu algumas vezes de homens que saem para trabalhar, mas muitos deles não tem vontade de chegar em casa, pois sabe que lá sempre surge um problema ou confusão.

Muitos dizem literalmente que a vontade realmente é não voltar para casa, pois não tem prazer de estar lá. Entretanto existem muitos que alegam que o seu lar é o melhor lugar que se pode estar, pois realmente ali existe paz e harmonia.

Acrescente-se ainda que grande parte desses lares que existem paz e harmonia é por conta da condução de uma mulher sábia diante de Deus e diante da família.

Qualidades de uma mulher sábia

Para entendermos como uma mulher sábia edifica a sua casa, é essencial que conheçamos algumas das qualidades que caracterizam essa sabedoria. Vamos ver algumas delas? Vamos juntas!

Sabedoria e discernimento

A sabedoria é a capacidade de fazer escolhas sensatas e ponderadas. Em Provérbios 31:26, lemos: “Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.”

A mulher sábia possui discernimento para saber o que é melhor para a sua família e age de acordo com isso.

Mas como uma mulher adquire sabedoria e discernimento? Certamente ela alcança isso através da oração e da meditação da Palavra de Deus, pois existem muitos exemplos na Bíblia de mulheres que agiram com sabedoria e discernimento.

Basta olhar o exemplo de Abigail, Sara, Maria, Rebeca, dentre muitas outras mulheres que fizeram grande diferença durante seu tempo de vida. Portanto, das vidas delas podemos extrair muitas lições extremamente importantes, adquirindo sabedoria e discernimento.

Amor e cuidado

O amor é um fundamento crucial para qualquer lar. Em Efésios 5:25-28, a Bíblia fala sobre o amor sacrificial, comparando-o ao amor de Cristo pela igreja.

Uma mulher sábia demonstra amor e cuidado constantes por seu esposo e filhos, promovendo um ambiente de segurança e apoio.

Amor de mãe, amor de esposa, amor de vó, enfim, todo lar precisa de amor e cuidado. Toda mulher sábia, portanto, sabe do grande potencial que o amor e o cuidado têm no lar e essas são suas grandes ferramentas para edificar um lar feliz e abençoado.

Paciência e perseverança

A paciência é uma virtude que permite lidar com dificuldades e desafios sem perder a calma.
Tiago 1:4 diz: “E a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma.” Uma mulher sábia entende que a edificação de um lar leva tempo e exige perseverança.

Sabemos que em muitos casos não existe cooperação do marido na construção de um lar sadio. Por isso nesses momentos a paciência e a perseverança serão a chave para que um lar sadio seja construído.

Muitas mulheres enfrentam grande resistência devido ter um marido ignorante, filhos desobedientes etc. Contudo, a mulher sábia persevera na oração e na luta diária para abençoar e manifestar o amor de Deus em seu lar.

Respeito e submissão

Em Efésios 5:22-24, Paulo instrui as esposas a serem submissas a seus maridos como ao Senhor. Isso não implica inferioridade, mas uma atitude de respeito e cooperação. A mulher sábia respeita seu esposo e trabalha em parceria com ele para o bem da família.

Perceba que muitas mulheres, as chamadas feministas, usam esse versículo de forma errônea como se a Bíblia estivesse instruindo a mulher a ser escrava do marido.

Mas, a verdade é que isso é um grande equívoco, pois é totalmente ao contrário, pois a mulher ser submissa pode ser lido também como estar sob a missão do marido.

Portanto, como falamos acima, ao invés da mulher querer se levantar ou “bater de frente” contra o marido, ela simplesmente vai trabalhar em parceria com ele. Dessa forma todos trabalham para o mesmo propósito que é a edificação de um lar feliz e abençoado.

Não caia nessa onda de que a mulher tem que ter mais autoridade de que o homem, e muitas só porque tem um salário melhor do que o marido tem que pisar no mesmo.

Muitos lares são destruídos por conta disso, mas a mulher sábia edifica e não destrói.

Administração e diligência

Provérbios 31:27 descreve a mulher virtuosa como aquela que “atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça.” A administração eficiente do lar, incluindo finanças, alimentação e tarefas domésticas, é uma característica fundamental de uma mulher sábia.

Muitas mulheres deixam as finanças da casa um verdadeiro caos, tudo por conta de gastos desnecessários, gerando dívidas sem necessidade.

Além disso, por não saber para onde o dinheiro está indo, acha que o marido é incompetente e deveria trabahar dobrado, ou fazer o que precisa ser feito para resolver tudo.

Entretanto, isso gera brigas e intrigas, pois o homem sabe que trabalha muito e mesmo assim não está vendo as coisas andarem.

Por isso, até mesmo muitas separações acontecem por conta disso, pois ter uma finança sadia faz muita diferença em uma casa.

Dessa forma, tanto o homem como a mulher precisam gerir bem suas finanças, e a mulher atentar mais ainda, caso os valores sejam entregues em suas mãos.

É importante lembrar que as finanças do lar têm que ficar nas mãos de quem sabe administrar, para que tudo ocorra da melhor forma possível, sem dor de cabeça.

Exemplos práticos de como uma mulher sábia edifica a sua casa

Vamos agora explorar exemplos práticos de como uma mulher sábia pode aplicar essas qualidades no dia a dia para edificar a sua casa.

A Mulher sabia edifica a sua casa, praticando o diálogo da melhor forma possível

A comunicação é uma ferramenta poderosa na edificação de um lar. Uma mulher sábia se esforça para manter uma comunicação aberta e honesta com seu cônjuge e filhos. Ela sabe a importância de ouvir atentamente, falar com amor e resolver conflitos de maneira construtiva.

Entretanto, sabemos que nem sempre é fácil, pois nem todos querem se abrir para um diálogo aberto, por isso será necessário ter paciência muitas vezes. Mas a mulher sábia jamais vai discutir, gritar, berrar etc., ela sempre vai procurar amenizar as coisas para que o diálogo saudável aconteça.

Educação dos filhos

A educação dos filhos é uma responsabilidade crucial. Em Provérbios 22:6, lemos: “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho não se desviará dele.” Uma mulher sábia dedica tempo e esforço para ensinar valores e princípios morais a seus filhos, preparando-os para serem adultos responsáveis e tementes a Deus.

Além disso, uma mulher sábia jamais vai dar tudo de mão beijada para seus filhos sem nunca dizer não. Caso contrário os filhos serão insuportáveis ao chegarem na vida adulta, pois não vão conhecer limites e sofrerão por conta disso.

Assim, a mulher sábia educa, não agride nem física nem verbalmente, mas direciona seus filhos com amor e paciência, por mais que alguns sejam bem complicados.

Gerenciamento financeiro

O gerenciamento financeiro é vital para a estabilidade do lar. Uma mulher sábia é prudente com o dinheiro, evita dívidas desnecessárias e planeja o futuro. Ela ensina seus filhos sobre a importância de economizar, investir e ser generoso.

Em linhas acima já falamos a respeito disso, mas é bom lembrar que os ensinamentos dos filhos em relação as finanças são fundamentais. Acrescente-se ainda que os filhos percebendo como sua mãe trabalha com o dinheiro de forma inteligente, na prática, certamente serão impactados de forma positiva nessa área da vida.

Cuidado com o ambiente espiritual

A mulher sábia entende que a espiritualidade é um pilar fundamental da vida familiar. Ela incentiva a oração, a leitura da Bíblia e a participação em atividades religiosas. Em Provérbios 31:30, lemos: “Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”

É através da oração, da meditação na Palavra e no compromisso com a família que a mulher vai preparar um ambiente espiritual, para que dessa forma seus filhos se acheguem a Deus.

Hospitalidade

A hospitalidade é uma maneira prática de mostrar amor e cuidado. A mulher sábia abre as portas de sua casa para amigos, familiares e necessitados, criando um ambiente acolhedor e receptivo. Em Romanos 12:13, Paulo nos exorta a “praticar a hospitalidade.”

Sabemos que nos dias de hoje praticar a hospitalidade é algo que precisa-se tomar cuidado, principalmente com pessoas desconhecidas.

Por isso, sim, é muito importante praticar a hospitalidade, mas ao mesmo tempo por um limite, ou seja, até que ponto isso pode ser levado adiante. Além disso, orientar os filhos sobre tudo, a fim de que aprendam a alertar e a se defenderem se perceberem algo errado.

É bom lembrar também que a hospitalidade pode ser oferecida por um curto perído de tempo, como por algumas horas, por exemplo.

Equilíbrio entre trabalho e família

Muitas mulheres modernas equilibram carreiras profissionais com responsabilidades domésticas. Uma mulher sábia sabe como gerir seu tempo e suas prioridades para garantir que nem o trabalho nem a família sejam negligenciados. Ela busca um equilíbrio saudável que permita prosperidade em ambas as áreas.

Perceba que muitas mulheres não trabalham fora, pois grande parte delas acreditam que ficar em casa cuidando dos filhos é o melhor a ser feito. E muitos homens concordam com isso, pois muitos tem condições se sustentar a família sem precisar que a esposa trabalhe fora.

Mas, existem situações em que por qualquer motivo que seja, a mulher precise trabalhar fora, para ajudar no orçamento da casa.

Muitas, porém trabalham fora por um tempo, até conseguirem junto com o marido, por as coisas em ordem e logo depois disso voltam a dar atenção aos seus filhos e cuidar melhor da casa.

Saúde e bem-estar

Cuidar da saúde física e mental é essencial para a edificação de um lar forte. A mulher sábia cuida de si mesma para estar bem e, assim, poder cuidar melhor de sua família. Ela incentiva hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, exercício físico e momentos de descanso.

Quando a mulher sábia edifica a sua casa os problemas se tornam menores

Certamente que isso vai depender do contexto e da interpretação de cada pessoa. Mas a grande verdade é que um lar forte e saudável vai enfrentar problemas com mair eficácia, diferente de um lar fragilizado.

Muitas famílias enfrentam exatamente os mesmos problemas, mas uma consegue dar a volta por cima, outras, se afundam mais ainda. E por que isso ocorre? Porque a diferença pode estar justamente na mulher que está gerindo o lar.

Uma mulher rixosa certamente não vai agir diante de um problema da mesma forma que uma mulher sábia irá agir. Concorda? Os problemas são so mesmos, mas as atitudes serão diferentes.

Por isso, se tem a impressão que os probelmas se tornam menores, uma vez que os mesmos sejam resolvidos com sabedoria.

Como se tornar uma mulher sábia que edifica a sua casa?

Olhe para os exemplos bíblicos de mulhres que agiram com sabedoria, nas mais diversas situações.

Certamente você deve se lembrar de como Abigail, que era mulher de Nabal, agiu quando Davi ia causar um grande dano a sua família.

Essa mulher com sabedoria e entendimento, aplacou a ira de Davi, evitando assim, grandes estragos. Uma mulher sábia, sempre procura evitar grandes estrados na família.

Portanto, para saber como se tornar uma mulher sábia, basta que você veja os exemplos bíblicos, e procure em outras fontes, leituras que vão ajudar nesse propósito.

Uma grande verdade Bíblica: A mulher sábia edifica a sua casa

“A mulher sábia edifica a sua casa” é uma verdade bíblica que ressalta a importância da sabedoria na criação de um ambiente familiar saudável e próspero. As qualidades de sabedoria, amor, paciência, respeito, administração e diligência são essenciais para essa edificação.

Com comunicação eficaz, educação dos filhos, gerenciamento financeiro, cuidado espiritual, hospitalidade, equilíbrio entre trabalho e família, e atenção à saúde e bem-estar, uma mulher sábia pode realmente edificar a sua casa de maneira sólida e duradoura.

Siga @projetoamulhersabia

Avatar

Sobre o autor | Website

A chave dessa mulher é a sabedoria de Deus!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Leave a Reply

*

Seja o primeiro a comentar!

Receba mensagens no seu e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.